quarta-feira, 23 de abril de 2008

reflexos e luzes






Quatro Técnicas para Fazer Mechas, Luzes, Reflexos ou Balayages

Existem várias técnicas para se fazer mechas, luzes, reflexos e balayage.

Mechas finas ou largas, a escolha vai depender de sua habilidade e preferência além do efeito desejado.

Vamos conhecer cada uma das técnicas mais utilizadas, assim você poderá escolher:

- Técnica da Touca: Essa técnica é bastante antiga. Existem dois tipos de touca: a de silicone, que já vem com furinhos, é resistente e pode ser lavada e reaproveitada; ou as toucas de plástico descartáveis. Após os cabelos serem bem desembaraçados, passe um silicone neles para ajudar no processo, coloque a touca do modelo escolhido e puxe tufos de cabelos com uma agulha de crochê. Dependendo do tipo de agulha (fina, média ou grossa), vai ser a quantidade de fios puxados que lhe proporcionará mechas finas, médias ou largas. Depois disso, deve ser colocado o produto nos fios selecionados.

Essa técnica protege o couro cabeludo, obtendo-se um efeito difuso (mais do que com o método da prancha) e criando, assim, uma maior naturalidade para os cabelos.

- Técnica da Prancha: Em uma superfície de plástico, apóia-se a mecha para aplicar a tintura ou o descolorante. Depois, retira-se a prancha, e os fios ficam soltos enquanto o produto age. O resultado são mechas difusas. Neste caso, é preciso que o produto a ser aplicado seja bem consistente, para evitar que escorra em outros fios.

- Técnica do Papel: As mechas devem ser separadas com a ajuda do cabo do pente, que deve ser bem fino, e podem ser costuradas, ou simplesmente definidas, em qualquer um dos casos. Após as serem selecionadas, aplica-se o produto e envolvem-se as mechas em papel laminado. Com esta técnica, você pode criar diversos efeitos nos cabelos.

- Técnica do Pente: Com um pente fino, você pode desfiar várias mechas de cabelo. Em seguida, deve-se aplicar a coloração ou o descolorante apenas nas pontas que não foram desfiadas. O procedimento é indicado quando a intensão é proporcionar um efeito suave, semelhante aos fios queimados pelo sol.

Essas são sugestões de diferentes técnicas para criar efeito nos cabelos.

Escolha a sua!
Fonte: Site Cabelos Lindos




Luzes Espanholas é sensação do verão
A nova técnica clareia as mechas sem danificar os fios. E o que é melhor: com aparência natural Luzes Espanholas é um novo método que o hairstylist Cintra, do salão De La Lastra Morumbi, trouxe de Barcelona (Espanha) para revolucionar as habituais técnicas de luzes e reflexos no Brasil. E parece que vai ser a sensação do momento! Mais rápido do que os tradicionais, o processo todo leva 50 minutos (contra 1h30 a 2h dos outros) e ainda tem outra vantagem: é menos agressiva aos fios. Isso porque dispensa o uso de alumínio, o que evita a retenção de calor nos cabelos, e utiliza menor volume de oxidante na formulação do produto para descoloração. O efeito das Luzes Espanholas é também mais natural, já que a técnica de aplicação garante maior precisão na aplicação do produto, permitindo que as mechas fiquem mais finas, e que o produto seja aplicado o mais próximo da raiz. O efeito é feito por causa do modo de aplicação, feito com um pente fino de corte: é necessário “molhar” o pente no produto de descoloração, retirar o excesso com uma toalha e aplicar em cada mecha. Com essa técnica os fios são coloridos um a um e o resultado é leve, ao contrário dos métodos tradicionais, em que as luzes ficam marcadas e a raiz não é alcançada. Essa técnica de aplicação também permite fazer mechas com uma ou mais tonalidades ou ainda aplicar somente nas áreas desejadas. É o caso de retoques de raiz ou fios com excesso de luzes nas pontas. Com as Luzes Espanholas, é possível retocar normalmente a raiz e escurecer as pontas extremamente claras com o mesmo processo, porém utilizando uma tonalidade mais escura nessa parte do cabelo. É indicado para qualquer tipo de cabelo e ideal para as mulheres que não têm tempo de ficar horas no salão, mas não abrem mão dos cuidados com a beleza. O clareamento feito com as mechas pega uma quantidade maior de fios de cabelo, dando uma sensação de mais ser mais larga. As mechas são indicadas para todo tipo de cabelo, tanto os mais escuros quanto os mais claros, dependendo apenas do tom escolhido", afirma.

A técnica conhecida como luzes, segundo Fernanda, representam mechas muito finas feitas em todo o cabelos, tanto na parte superior, quanto na parte inferior. "Você pode fazer no cabelo escuro e, também, no cabelo claro, desde que seja escolhida uma tonalidade de acordo com o cabelo original e com o tom de pele da cliente. No escuro não dá, por exemplo para fazer luzes muito claras", orienta.

Já a técnica de balaiagem são mechas mais finas feitas somente na parte superior do cabelo com tom sobre tom. Ela é indicada para quem quer começar a clarear os cabelos de forma discreta.

Foto de uma mulher loira de costas Foto de uma mulher com cabelos castanhos claros e leves mechas Foto de uma mulher loira de costas

"O reflexo são muitas mechas que você puxa e deixa o cabelo bem mais claro, mas é indicado para os cabelos bem mais claros também, para não acontecer de manchar, por exemplo", comenta Fernanda.

A técnica chamada de prancha permite que a cliente escolha a dimensão das mechas - largas ou finas - e a semelhança com uma das duas outras técnicas - reflexo ou luzes. "Mas a prancha somente pode ser feita no cabelo natural, o chamado cabelo virgem, que não recebeu nenhum outro tipo de tintura para que o processo seja bem feito e o cabelo não fique manchado" , esclarece a cabeleireira.

Descubra a melhor cor para você

Seguem as dicas da cabeleireira:

  • Geralmente, as loiras com pele muito clara ficam bem com os cabelos loiros num tom mais acinzentado, prata ou mesmo o loiro ligeiramente esverdeado
  • Para as loiras que têm a pele mais dourada, o ideal é usar os cabelos na cor mel, marrom ou mesmo dourado
  • As morenas com pele clara ficam bem com o cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado ou até vermelho acaju
  • As mulheres morenas com a pele mais dourada, podem abusar dos tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado ou fazer reflexos dourados nos cabelos
  • Já as ruivinhas podem usar o marrom, em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado
  • As mulatas ficam bem com os cabelos castanhos, avermelhados ou loiro dourado
  • As negras combinam bastante com cabelos castanhos mais escuros ou avermelhados

Mas saiba que qualquer mudança no seu cabelo exige cuidados. "O cabelo com tintura precisa receber mais atenções, como o uso de produtos de boa qualidade. Quando a escolha é por clarear o cabelo, então os cuidados se multiplicam, é preciso, por exemplo, fazer uma hidratação por semana e usar xampu e condicionador apropriados e bons", orienta Fernanda.

31 comentários:

Erika disse...

eu queria saber que cor foi que essa loira da última foto usou no cabelo dela?
quero fazer o mesmo no meu!

****Ju disse...

Gostaria de saber quais as cores que foi utilizado para a garota a primeira foto, ficopu lindo!!!

Thamyris disse...

Gostaria de saber qual foi a cor e o q foi feito no cabelo da garota da primeira foto, tenho a pele clara e desejo fazer o mesmo no meu...!

Renata Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

oie
queria saber o tom da segunda foto, aquele meio cobre.
Ficou ótimo

Miria disse...

QUAL CORES FORAM USADAS NESSA PRIMEIRA GAROTA COM MERCHAS CLARAS.

mi disse...

Qual é a cor que a menina da primeira foto usou, adoreii.

tahiná disse...

Ola...o meu cabelo é castanho medio,mas puxa muito para tonalidade vermelha.Gostaria de fazer umas luzes ou balaiagem.Quais as cores mais indicadas para o tom do meu cabelo?
bjos...

debhorah disse...

qual a cor das mexas da primeira foto mande o nome gostei

Simonelly disse...

oiii ...qual a cor usada pela 2° foto...muito linda!

monny disse...

gostaria de saber qual cor foi usada nos cabelos da loira da 2° foto ...qero fazer o mesmo nos meus!!!!me respondam p favor!!!!!

♥Nil♥ disse...

gostaria de saber oque fazer quando as mechas ficam esverdiadas como posso tonalizar

Carla disse...

Oi! Gostaria de saber qual foi a tonalidade utilizada na loira da segunda foto, que ficou com um tom meio acobreado? Qual foi a técnica utilizada? E que coloração eu utilizo para alcançar esse tom, sendo o meu cabelo castanho médio e com química?
Aguardo ansiosamente pela resposta!!! Beijos.

Geane disse...

Gostaria de saber qual a cor do cabelo da garota da primeira foto?

Larissa disse...

sou mulata e meu cabelo é preto , qual a melhor maneira de claria-lo fazendu mexas , luzes ou reflexos ?e qual é a cor q posso usar

veridiana disse...

fiz mechas recentemente sou morena clara e ai

Renata disse...

oi gostaria de saber se eu pintar meu cabelo de vermelho cereja e fizer luzes combina os dois tons?

cleidiane disse...

gostaria de saber qual cor da foto garota primeira,muito linda.

cleidiane disse...

gostaria de saber quais as cores da garota primeira foto.muito linda..

Vanessa disse...

Eu queria saber qual cor foi usada na primeira foto. Obrigada!!

Michelle Leila disse...

Gostaria de saber qual foi a tecnica que foi feita no cabelo ta terceira loira? Se foi no papel ou touca, com descolorante ou tinta? obrigada

Taina disse...

Queria saber que cor eu poderia fazer reflexo em meu cabelo, pois ele é loiro escuro. e eu não sei que cor usar ! Obrigada !!

geovanna disse...

Oi gostaria de saber quais as cores usada no primeiro cabelo.e no segundo tambem obrigada.

Barbara disse...

Oi gostaria de saber qual a tonalidade da primeira foto. se tiver como me informar eu agradeceria. :D

ManuZinhaaH* disse...

Eu queria saber que cores foram usadas no cabelo da garota da segunda foto...Quero fazer igual no meu cabelo!!!

ManuZinhaaH* disse...

Quero fazer igual a moça da segunda foto...

vera lucia disse...

gostaria de saber a cor q usou na foto numero 3...achei lindo

Lamara disse...

Olá!!!Eu queria saber qual foi a tonalidade utilizada na pessoa da segunda foto, que ficou com um tom meio acobreado!!! Qual foi a técnica utilizada? E que coloração eu utilizo para alcançar esse tom, sendo o meu cabelo castanho médio e sem química?
Aguardo a resposta!!! Beijos.

Dressa disse...

Oie..
Tenho pele branca e cabelos castanhos escuros.Quero saber q cor ficaria legal no meu cabelo e se seria reflexo, mechas ou luzes.
Aguardo resposta..!

Eveline disse...

Gostaria de saber qual foi a cor e o q foi feito no cabelo da garota da terceira foto, tenho a pele clara e desejo fazer o mesmo no meu...!
Agradeço desde já.

rejanne disse...

Oie... tenho cabelos relachados e tinguidos de preto com tintura sem amônia, e quero muito fazer luzes ou reflexos, seria arriscado?