sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maquiagem



A maquiagem é uma das aliadas mais importantes das mulheres na hora de compor um look sensual. Para ajudar os profissionais a não errarem na hora de dar um ar mais sedutor às clientes, o maquiador Hill Mafra, do salão Vimax, faz o seu top 5 clássicos indispensáveis na hora fazer essa produção. Tome nota!

1. Batom Vermelho

Um clássico que chama bastante a atenção. Perfeito para ocasiões especiais, por ser extremamente glamuroso. “O tom que mais gosto é o Ferrari, principalmente à noite”, diz Mafra. Dê preferência a uma textura aveludada mais hidratante. Para o dia, opte por um gloss aveludado ou um batom cereja. O batom vermelho pode ser usado por mulheres de qualquer tom de pele, e não somente pelas muito brancas, pois a variedade de tons é imensa e sempre haverá um vermelho para cada mulher. Para um efeito teatral, use preto nos olhos: muito rímel e delineador.

2. Batom nude

Um camaleão ideal para lábios carnudos ou muito finos. O batom nude dá total destaque para os olhos e total liberdade para criar maquiagens mais ousadas e coloridas. A tendência do momento é o nude opaco.

3. Cílios postiços
Pode ser usado tanto por quem tem cílios pequenos, para aumentá-los, ou para quem tem cílios grandes para dar volume. Durante o dia ou a noite, ele destaca o olhar e fica bem com qualquer tipo de maquiagem. Prefira os cílios inteiros, e não em tufos, pois são mais naturais. Dica: corte o cílio pela metade e use a parte mais longa no canto externo do olho.

4. Sombra dourada
Pode ser usada tanto de dia como à noite. Fica incrível nos olhos azuis e em peles bronzeadas. Para a noite, opte as tonalidades mais brilhantes combinadas com sombra preta para maior destaque. Combina com todas as cores de batom.

5. Smoky eyes

Os olhos esfumaçados nunca saem de moda e são extremamente sexies. Ficam bem em todas as mulheres que adoram esse look e são uma tendência forte, que vai continuar no verão 2010. “O marrom é a cor que prefiro, mas o preto, azul marinho, azul turquesa e verde também são ótimos para dar esse efeito”, salienta o profissional.


Nada melhor do que uma maquiagem bem-feita para deixar qualquer mulher irresistível. “Além, de ser ótima para ressaltar os pontos fortes, também pode esconder defeitinhos que aparecem em algumas fases da vida”, diz Natalia Antunes, consultora oficial da LUMI Cosméticos, que dá algumas dicas sobre o que usar em cada faixa etária e arrasar sempre. Confira o make apropriado para cada idade e não corra o risco de errar na produção.


Até os 25 anos

Use e abuse de quase tudo. Nessa faixa etária, geralmente, a pele está em boas condições e permite produtos variados. Os retoques são necessários apenas em olheiras ou marcas de espinhas, para isso um corretivo em bastão, cremoso ou líquido resolve. Quanto à base, prefira uma com adição de silicone, que diminui a oleosidade típica da idade e seca rápido na pele. Um toque de pó ou base com brilho dá um efeito bronzeado. O duo base também pode ser utilizado no dia a dia, por ser base e pó num produto só economiza tempo, dá cobertura e acabamento. Se preferir, vale apostar em um blush cremoso para garantir um aspecto corado. Os olhos são marcados com sombra preta ou grafite, em pó ou cremosa, e iluminados com sombras cintilantes nas cores da moda. Não economize na máscara para cílios e no lápis,invista em seus olhos. Para os lábios, gloss com efeito transparente nos tons da temporada.

Evite
- Base de tratamento: é mais concentrada e pode deixar a pele oleosa.
- Gloss em excesso: a boca fica melada e grudenta.
- Lápis de contorno de boca: nessa faixa etária, a linha é bem definida.
- Olhos e boca muito marcados: pesam na aparência e envelhecem. A atenção deve ser voltada apenas para uma das partes.

Até os 50 anos

Para uniformizar a pele que já pode apresentar algumas manchas e rugas, é fundamental usar corretivo e base levemente cremosos com adição de silicone. Evite produtos oleosos, porque pode intensificar as marcas de expressão. Atenção: a base deve deixar um brilho natural e apenas suavizar linhas e manchas, não escondê-las. Aplique pó compacto somente no nariz, testa e queixo para remover o brilho as sombras opacas, elas iluminam sem acrescentar brilho, e evite as muito coloridas - fique com os tons de terra, como ocre, caramelo, chocolate e marrom, também bege, champanhe e castanho. O lápis para olhos deve ser usado deforma sutil, esfumado na raiz dos cílios inferiores e superiores. Para completar, uma máscara para cílios alongadora, que realça na dose certa. Eleja o blush alaranjado para dar vida ao rosto subindo em diagonal para as têmporas: isso levanta o rosto. Prefira batons cor de boca ou bege, os chamados tons nude ou terra. Vale demarcar a boca com um lápis, esfumar o traço e preencher com batom da mesma cor.

Evite
- Corretivo extremamente líquidos: eles não fixam muito bem.
- Muita quantidade de pó facial: reserve esses produtos apenas para remover o brilho da testa ou do nariz. Em excesso, realçam as linhas do rosto.
- Sombra preta: pesa e envelhece.

Acima de 50
Sombras cintilantes ressaltam mais as linhas dos olhos. Outro detalhe importantíssimo é sempre fazer o contorno, superdiscreto, dos lábios com um lápis apropriado: isso realça o contorno dos lábios e disfarça os sulgos mais profundos. Já o lápis na parte de baixo do olho e sombras em pó escuras devem ser evitadas, pois realça bolsas e dá uma aparência caída. O ideal é marcar o contorno dos olhos com uma sombra marrom.

Evite
- Sombra em pó: pode marcar as linhas debaixo das pálpebras, que estão mais flácidas.
- Batons fortes e contilantes: chama a atenção para as linhas acima dos lábios.
- Lábios muito marcados com lápis: deixa a boca artificial.

Batom



Um bom profissional de maquiagem não foge de desafios. Muito menos quando uma cliente senta em sua cadeira disposta a deixar nas mãos dele o look a ser criado. E o que fazer nessa situação? Recorrer ao básico? Ousar? Deixar por conta de seu próprio gosto? Uma boa solução é pedir a ela que mostre o batom que leva na bolsa. Não entendeu? A explicação é simples: a ponta do batom diz muito sobre a personalidade da mulher, e pode ser um bom indicativo de qual visual vai agradá-la em cheio! Vamos aos tipos:

Ponta em forma de gota: pessoa desconfiada
É o tipo durona. Não chora na frente dos outros e nunca revela seus segredos a ninguém. Por isso, precisa estar sempre atenta as formas de exteriorizar seus sentimentos para não pifar.

Ponta afiada
: organizada
Honesta e boa amante, é daquelas que gosta das coisas planejadas e relacionamentos transparentes. A organização é seu ponto forte: adora deixar as coisas em ordem e, algumas vezes, não se dá conta de que exagera.

Ponta plana: sincera
Romântica, sincera e leal com os amigos, é capaz de guardar um segredo como poucos. Tímida, muitas vezes nem mesmo tem noção do potencial e, por isso, esconde alguns talentos do resto do mundo.

Ponta em forma de bala: amorosa
Quieta, delicada, esperta e surpreendente. Às vezes, essas qualidades podem ser confundidas, dando a impressão de que é pegajosa. Sabendo disso, costuma enclausurar seus sentimentos e esconder suas qualidades dos outros. Tem um ar meio misterioso, capaz de deixar as pessoas curiosas a seu respeito.

Duas pontas laterais
: habilidosa
Habilidosa e talentosa, é uma dessas pessoas que não consegue ficar parada. Ama a vida e está sempre rodeada de amigos. O que não é problema, pois, em geral, tem o dom de deixar as pessoas a vontade e acaba sendo a anfitriã perfeita. Ainda assim, tem seus momentos de carência e precisa muito do carinho das pessoas que a cercam.

Torre torta: informada
Uma grande amiga, adora badalações e não perde uma festa. É sempre uma das primeiras pessoas a ficar sabendo de tudo o que acontece com aqueles que a rodeiam. Mas nem sempre consegue guardar segredos. Atenção para a torre do batom, pois se ela cair, indica crise interior.

Ponta de um só lado: decidida
Quanto mais fina a ponta, maior a determinação de quem usa o batom. É uma guerreira. Na verdade, é segura, ambiciosa e, talvez por isso, não meça esforços para alcançar o que quer.

Ponta arredondada
: corajosa
Inteligente e glamurosa, é uma pessoa que adora surpresas e todo tipo de mudanças. O que mais a incomoda é a monotonia. Talvez esse seja o principal motivo para que esteja sempre mudando o guarda-roupas, a casa, o namorado...

Ponta em forma de cadeira: leal
Pessoa brincalhona que vive em busca de aventuras. Faz amizade com facilidade e é uma ótima ouvinte, uma amiga para todas as horas. Entretanto, caso o “encosto” da cadeira fique muito alto, é preciso prestar mais atenção aos sintomas de estresse.

Ponta em diagonal: boazinha
É uma pessoa do bem e, aos poucos, as pessoas que a rodeiam se dão conta disso. Algumas vezes dá a impressão de ingenuidade. Caso o batom fique assim até o final, significa que nunca será má. Lembre-se: a bondade é uma qualidade de poucos.

Ponta em forma de casinha: equilibrada
Muitas pessoas a definem como zen, pois está sempre disposta a experimentar uma nova forma de terapia alternativa. Na verdade, tudo o que procura é o equilíbrio entre mente e corpo. E, no fundo, isso nada mais é que uma maneira de se conhecer melhor.

Ponta em formato de chapéu
: misteriosa
É uma estrategista. Gosta de fazer planos e guardá-los até o último minuto. Entretanto, isso não significa que os insights ficarão apenas no campo das idéias. Pelo contrário, na hora certa, sabe como colocá-los em prática.